É hoje! A premiação mais importante do cinema acontece neste domingo, em Los Angeles. Confira abaixo as previsões do Rafiews para as principais categorias da noite:
Melhor Filme

A obra-prima de Richard Linklater coroará a temporada de afagos da crítica e prêmios em festivais ao redor do mundo com a estatueta mais importante da noite. Birdman pode surpreender, mas, caso o faça, será uma pena. Um marco na história do cinema, Boyhood é o rei da noite.
Quem leva: Boyhood
Quem deveria levar: Boyhood
Melhor Diretor
As duas últimas edições do Oscar premiaram o diretor que não levou a estatueta de Melhor Filme, mas este ano deverá ser diferente. No duelo Linklater versus Iñarritú, o americano leva a melhor.
Quem leva: Richard Linklater
Quem deveria levar: Richard Linklater
Melhor Roteiro Original
O Grande Hotel Budapeste é um dos queridinhos da premiação e pode arrebatar um dos principais prêmios da noite. O ganhador do BAFTA deve tirar a estatueta das mãos de Iñarritú, por Birdman.
O Abutre passa longe na corrida, mas deveria ser reconhecido pela qualidade impressionante do trabalho de Dan Gilroy.
Quem leva: O Grande Hotel Budapeste
Quem deveria levar: O Abutre
Melhor Roteiro Adaptado

Uma das categorias mais acirradas da noite, Roteiro Adaptado deve acabar nas mãos do britânico A Teoria de Tudo. Sniper Americano pode ser uma surpresa improvável.
Whiplash alcançou um bom número de nomeações, mas – injustamente – não deve triunfar na categoria.
Quem leva: A Teoria de Tudo
Quem deveria levar: Whiplash
Melhor Ator
Keaton e Redmayne duelam páreo a páreo, dividindo os prêmios mais disputados da indústria, como o Globo de Ouro. Após conquistar o título de Melhor Ator no SAG Awards, o britânico parece levar vantagem, mas eu não descartaria o favorito da América.
p.s.: deveriam estar concorrendo David Oyelowo, pelo fantástico trabalho em Selma, e Miles Teller, um dos atores mais promissores dessa nova geração, por Whiplash.
Quem leva: Michael Keaton
Quem deveria levar: Eddie Redmayne
Melhor Atriz
Uma renomada professora com as memórias corroídas pelo Alzheimer. Julianne Moore tem, em Para Sempre Alice, a receita favorita da Academia. Aposta fácil na categoria.
Comemorei a indicação de Marion Cotillard, e deveria ser dela a grande vitória, mas é difícil acreditar que o prêmio acabe nas mãos do underdog.
Quem leva: Julianne Moore
Quem deveria levar: Marion Cotillard
Melhor Ator Coadjuvante

Em uma categoria que conta com Ethan Hawke, Mark Ruffalo, Robert Duvall e Edward Norton, é no mínimo inesperado que as apostas estejam todas em J.K. Simmons. Pois é… Pelo trabalho espetacular em Whiplash, o ator foi o grande vencedor da categoria em outras premiações, e deve levar mais essa.
Quem leva: J.K. Simmons
Quem deveria levar: J.K. Simmons/Edward Norton
Melhor Atriz Coadjuvante
Arquette varreu todos os grandes prêmios na categoria e coroa uma temporada brilhante com o Oscar de Melhor Atriz. Em Boyhood, Arquette tem o papel de uma carreira, absoluta em um trabalho para não deixar dúvidas a ninguém. Mais um Oscar pra Meryl se despedir.
Quem leva: Patricia Arquette
Quem deveria levar: Patricia Arquette
Melhor Filme em Língua Estrangeira
Quando o excelente Mommy, de Xavier Dolán, ficou de fora da competição, confesso que quase perdi o interesse pela categoria, mas, ao nomear o argentino Relatos Selvagens, fui seduzida novamente.
O russo Leviathan levou o Globo de Ouro e se tornou o grande favorito, mas quem deve levar a estatueta é o polonês Ida. Aposto no polonês, porém torcerei pelo argentino.
Quem leva: Ida
Quem deveria levar: Relatos Selvagens
Melhor Documentário

O brasileiro Juliano Salgado uniu-se a Win Wenders para contar a história do pai, Sebastião Salgado, em O Sal da Terra. A indicação rendeu festa em solo brasileiro, mas, é altamente improvável que tire o prêmio das mãos do aclamado Citizenfour.
Quem leva: Citizenfour
Quem deveria levar: Citizenfour
Melhor Animação
Uma das categorias mais controversas, Melhor Animação deixou de fora o grande favorito: Uma Aventura LEGO. Com o cavalo principal fora da corrida, quem pode arrematar a estatueta é o fofíssimo Como Treinar Seu Dragão 2.
Os Boxtrolls conta com um roteiro impecável e um trabalho de animação muito competente, mas, imaginá-lo vencedor é sonhar alto.
Quem leva: Como Treinar Seu Dragão 2
Quem deveria levar: Os Boxtrolls
Melhor Canção Original
A Academia deixou David Oyelowo e Ava Duvernay de fora, e muito dificilmente entregará a estatueta de Melhor Filme à Selma. Melhor Canção Original é a redenção de um dos filmes mais aclamados pela crítica em 2014.
Quem leva: Glory, Selma
Quem deveria levar: Glory, Selma