“Gravidade”

                            image

Gravidade rompeu com todas as expectativas ingênuas que eu tinha antes de entrar na sala de cinema. O roteiro é simples: o que acontece a um grupo de astronautas quando uma tempestade de destroços atinge sua espaçonave. Mas, Alfonso Cuarón domina com maestria a direção e transforma a simplicidade em espetáculo. 

O filme conta a história da doutora Ryan Stone (Sandra Bullock), uma médica em luto pela perda da filha, e do astronauta Matt Kowalski (George Clooney), que estão em uma missão espacial para consertar o telescópio Hubble. Quando sua nave é atingida por uma chuva de destroços decorrente da destruição de um satélite russo ambos têm que procurar uma maneira de superar as adversidades encontradas no espaço.

Com a capacidade de levar o espectador do pavor à empatia em minutos, o filme é uma montanha-russa aos sentidos. Os efeitos especiais são impecáveis e o uso do 3-D é revolucionário ao fazer com que quem assiste tenha o ponto de vista da astronauta, incluindo o interior de seu capacete, e medidor de oxigênio. Tudo é tão realista que inclina o público ( e a imprensa) a pensar que o filme foi realmente filmado no espaço. 

A atuação de Bullock é impecável. Com o desafio de filmar em um ambiente onde supostamente não há gravidade, a atriz teve de re-educar suas ações e movimentos corporais, além de lidar com toda a carga emocional da personagem. Nas cenas em que Ryan fala da morte da filha, é como se por um momento o espaço fosse um item secundário à trama. 

Há de se reconhecer também o trabalho de Clooney, que traz à tona um personagem vivaz, que mantém a calma e o bom humor mesmo diante do cenário de caos vivido por ele e Stone. 

Uma das grandes apostas para o Oscar 2014, Gravidade é uma imersão fantástica que combina ficção e realidade, feita para criar receios àqueles que um dia sonharam em se tornar astronautas. 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s