“Kill Your Darlings”

                            image

Kill Your Darlings conta a história do escritor americano Allen Ginsberg (Daniel Radcliffe), um dos percursores do movimento Beat na década de 50. Durante sua estadia na Columbia University, Ginsberg conhece Lucian Carr (Dane DeHaan), um jovem sedutor que o apresenta ao mundo boêmio e extravagante dos escritores da região.

Logo, Ginbersg se vê absorto naquele universo paralelo à realidade que vivia em sua casa, onde uma mãe com problemas psicológicos acabara de ser internada pelo pai, o também escritor Louis Ginsberg (David Cross). Nesse novo meio, Allen é apresentado aos futuros reverenciados beatniks Jack Kerouac (Jack Huston) e William Burroughs (Ben Foster).

O estudante vê nas novas companhias um potencial criativo surpreendente, e a vontade de romper com os padrões clássicos de escrita impostos na época e fielmente defendidos pelos seus professores universitários. Inspirados por autores como Walt Whitman, os jovens decidem então criar seu próprio movimento vanguardista: o Beat. 

A trama do filme foca, entretanto, na relação de Allen e Carr, este que se revela problemático e assombrado pelos traumas do passado e sua história conturbada com David Krammerer (David Cross), um escritor frustrado que se mostra obcecado por ele. O desfecho dessa combinação de arte, drogas e obsessão é fatal. 

Este trabalho de Radcliffe é considerado o mais sério e desafiador de sua carreira, quiçá uma manobra ousada de quebrar com a imagem de Harry Potter que carrega nos ombros (aliás, na sala de cinema só se ouvia ‘Harry Potter’ na primeira cena de Daniel). As atuações apresentadas no filme são dignas do elenco de primeiro escalão, em especial DeHaan e Foster. 

O diretor novato John Krokidas consegue construir um belo filme e abordar temas como o homossexualismo e as drogas no início da década de 40 na medida certa. Não é o filme indicado para quem busca uma cinebiografia tradicional, mas é uma maneira interessante de se apresentar a história do autor. 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s