“Alabama Monroe”


                            image

  • Ano de lançamento: 2013
  • País: Bélgica
  • Língua: Flamengo
  • Título Original: Alabama Monroe (The Broken Circle Breakdown)
  • Diretor: Felix Van Groeningen
  • Avaliação: Pega a estatueta!

A tatuadora Elise (Veerle Baetense o músico Didier (Johan Heldenbergh) fomam um casal de personalidades distintas, aparentemente fadado ao término, mas, se veem intensamente apaixonados pouco tempo após se conhecerem. Quando Elise engravida, os dois passam morar juntos na casa de fazenda que reformaram.

A família leva uma vida feliz e tranquila até Maybelle (Nell Cattrysse), a filha de seis anos do casal, ser diagnosticada com câncer. A jornada a fim de combater a doença é avassaladora e, apesar do companheirismo dos dois, desgasta a relação do casal.

Se engana quem vê o filme esperando encontrar mais um drama baseado na luta contra o câncer. O enredo explora temas como religião versus ciência, política e depressão. A linha de edição descontínua mescla períodos diferentes da história, navegando entre cenas leves e mais fortes, o que permite ao espectador um intervalo entre os momentos mais dramáticos. Vale ressaltar também as performances da banda de bluegrass, gênero musical americano, de Elise e Didier. As músicas se mesclam à narrativa, contando a história do casal.

Alabama Monroe foi o meu filme favorito no Festival do Rio 2014. Com a capacidade de tocar quem assiste tanto em seus momentos de carga dramática forte até às cenas descontraídas de amigos tocando ao redor de uma fogueira, o filme prende o público durante seus 111 minutos. A fotografia, a escolha do diretor em filmar os números musicais sem playback e a performance apresentada pelos atores são excepcionais. É o candidato belga ao Oscar 2014, tendo levado prêmios como melhor roteiro e melhor atriz no Festival de Tribeca e prêmio do público na mostra Panorama no Festival de Berlim 2013.

Segue abaixo um vídeo de uma das passagens musicais do filme:

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s