“Geografia Humana”


                            image

  • Ano de lançamento: 2013
  • País: França
  • Língua: Francês
  • Título Original: Geographie Humaine
  • Diretor: Claire Simon
  • Avaliação: Pra levantar da cadeira

O documentário se passa na mais movimentada estação de trem da Europa, e a terceira maior do mundo, Gare Du Nord, na França. 

A diretora Claire Simon e seu amigo, o francês de origem argelina, Simon Merabet, passam dias observando a rotina da estação e acompanhando as histórias das milhares de pessoas que por ela passam diariamente. As entrevistas fornecem o ponto de vista da população francesa sobre a realidade do país.

O documentário é quase um estudo antropológico. Muitas das pessoas entrevistadas são imigrantes de países como Cuba, Mali, índia e Tunísia. Durante seus relatos, os entrevistados abordam assuntos como o preconceito racial, os conflitos de identidade causados pela mistura de povos e a situação complicada do mercado de trabalho. 

O filme pode perder o espectador pela falta de uma linha de roteiro um pouco melhor desenvolvida. O documentário é construído por entrevista atrás de entrevista, durante pouco menos de duas horas. 

A diretora Claire Simon dividiu sua experiência e pesquisa na estação na criação de dois filmes, Geografia Humana e a ficção Gare Du Nord, ambos lançados em 2013.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s