- Ano de lançamento: 2013
- País: França
- Língua: Francês
- Título Original: Geographie Humaine
- Diretor: Claire Simon
- Avaliação: Pra levantar da cadeira
O documentário se passa na mais movimentada estação de trem da Europa, e a terceira maior do mundo, Gare Du Nord, na França.
A diretora Claire Simon e seu amigo, o francês de origem argelina, Simon Merabet, passam dias observando a rotina da estação e acompanhando as histórias das milhares de pessoas que por ela passam diariamente. As entrevistas fornecem o ponto de vista da população francesa sobre a realidade do país.
O documentário é quase um estudo antropológico. Muitas das pessoas entrevistadas são imigrantes de países como Cuba, Mali, índia e Tunísia. Durante seus relatos, os entrevistados abordam assuntos como o preconceito racial, os conflitos de identidade causados pela mistura de povos e a situação complicada do mercado de trabalho.
O filme pode perder o espectador pela falta de uma linha de roteiro um pouco melhor desenvolvida. O documentário é construído por entrevista atrás de entrevista, durante pouco menos de duas horas.
A diretora Claire Simon dividiu sua experiência e pesquisa na estação na criação de dois filmes, Geografia Humana e a ficção Gare Du Nord, ambos lançados em 2013.