“Blackfish – Fúria animal”

                        image

O documentário aborda o modo como são feitos os shows envolvendo baleias orcas em parques como o SeaWorld. O objetivo é fazer com que o espectador compreenda os motivos que levaram a orca Tilikum a atacar fatalmente a treinadora Dawn Brancheau em 2010.

Durante o filme, vários ex-treinadores do SeaWorld prestam seus depoimentos e afirmam que as condições em que vivem as baleias são absurdas. Por muitas vezes, os animais são obrigados a passarem horas em locais que limitam sua mobilidade e são submetidas à técnicas de treinamento como privação de alimento. As orcas, que na natureza estão acostumadas com um habitat de milhares de quilômetros quadrados, vivem confinadas em espaços de poucos metros, forçando uma convivência que não lhes é natural e que por consequência gera conflitos entre os animais.

Apesar de procurar destrinchar melhor o caso envolvendo Brancheau, o filme adota uma abordagem mais ampla, buscando também as declarações de especialistas, dos responsáveis pela captura dos animais e de familiares e testemunhas envolvidos nos casos de ataques.

Os registros feitos nos parques são impressionantes. Não é preciso passar as cenas dos ataques por completo para chocar quem assiste. Chocante também são as cenas que retratam as reações das orcas à alterações em seu meio social, como a separação de uma mãe e seu filhote.

É um documentário feito na medida certa. Só não é totalmente completo pela falta de resposta do SeaWorld, que se recusou a dar qualquer entrevista ou declaração.

O filme vem tendo uma excelente recepção em festivais de cinema como o Sundance e serviu como influência no roteiro de Procurando Dory, com lançamento programado pela Pixar em 2015.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s